Campinas, Vinhedo e Louveira foram reconhecidos como Município de Interesse Turístico (MIT). O reconhecimento foi oficializado nesta quarta-feira, 27, através da aprovação do Projeto de Lei por meio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Agora, as três cidades da região integram a lista de 214 MITs do Estado, junto de outras 67 cidades do Estado que foram contempladas e reconhecidas nesta etapa.
O título é uma certificação de qualidade para o destino turístico, avaliando não apenas a oferta turística, como hospedagem, atrativos, restaurantes, mas também a gestão municipal. Essa certificação também permite a captação de recursos e apoios dos governos Estadual e Federal.
A classificação de MIT é concedida a municípios com grande potencial turístico, sendo que a iniciativa tem como objetivo fortalecer a economia local, ampliar a oferta de atrativos, valorizar o patrimônio cultural e consolidar a identidade da cidade. Cada município recebe, em média, R$ 800 mil anuais para investimentos em turismo, fomentando emprego, renda e comércio.
Para o município ser reconhecido com este título, ele deve atender as condições e requisitos colocados pela lei complementar nº 1.261, que são eles: possuir expressivos atrativos turísticos de uso público e caráter permanente, naturais, culturais ou artificiais; ter um plano diretor de turismo aprovado e revisado a cada 3 anos; manter um Conselho Municipal de Turismo devidamente constituído e atuante; dispor de serviço médico emergencial e, no mínimo, dos seguintes equipamentos e serviços turísticos: meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística.
“Esse é um momento muito importante para Campinas. Esse reconhecimento reforça a vocação turística da nossa cidade e abre caminho para que possamos acessar ainda mais recursos e oportunidades. Vale lembrar que Campinas já figura entre as principais cidades do país na captação de eventos e que possui a classificação categoria A no Ministério do Turismo. Esse processo de validação representa um avanço significativo para o turismo local”, explicou a secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.
“Receber o título de Município de Interesse Turístico é abrir novas portas para o desenvolvimento da nossa cidade. Esse reconhecimento vai nos permitir investir ainda mais em infraestrutura e em iniciativas que valorizam a nossa história, cultura e belezas naturais”, destacou o prefeito de Louveira, Paulo Finamore.

					


