Valinhos está ampliando o programa estadual ‘Viva Leite’ no município. A cidade está abrindo mais 15 vagas para o atendimento de crianças no programa a partir de setembro. Atualmente são atendidas no município pelo programa 168 crianças, sendo que com o acréscimo das novas vagas, passam a ser beneficiadas 183.
As 15 vagas foram acrescidas pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo do Estado. “Atualmente há 11 crianças em lista de espera que a partir de setembro serão beneficiadas com o acréscimo das vagas. A notícia que o município passará a ser atendido com mais 15 vagas nos deixa felizes, pois mais crianças de famílias de baixa renda terão acesso à complementação alimentar, com um leite pasteurizado especial, altamente enriquecido com ferro e vitaminas A e D, importantes para nutrição das crianças da faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses”, destacou a secretária de Assistência Social Célia Leão.
O benefício do programa é concedido para crianças de baixa renda, sendo que é necessário estar cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. Caso a criança não esteja incluída no Cadastro Único, o familiar responsável deverá comparecer na Rua Antônio Carlos, nº 301 (dentro do prédio da Prefeitura) para realizar a inscrição, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, munido dos seguintes documentos da criança: Certidão de nascimento, RG, CPF e Declaração Escolar (se estiver na creche).
Estando a criança inscrita no Cadastro Único, o familiar deve dirigir-se à unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima para solicitar a inscrição da criança no programa. O CRAS, então, fará o encaminhamento da solicitação para a gestão do programa em Valinhos.
O Projeto Estadual Viva Leite é integrado às ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) do Estado de São Paulo, sob a orientação da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN).
A entrega do leite pelo programa em Valinhos é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mediante a celebração de convênio entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS). Cada beneficiário recebe 15 litros de leite por mês.
O atendimento é somente para crianças na faixa etária de 6 meses até o mês que completa 6 anos, com renda familiar per capita de 1/2 salário mínimo. Tem prioridade aquelas com 1/4 de salário mínimo.


