Unicamp abre período de inscrições para Vestibular 2026

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu o período para inscrições do Vestibular 2026. As inscrições estão abertas desde sexta-feira, 01, e seguem até 01 de setembro pelo site da Comvest, a comissão organizadora responsável pelo processo seletivo..

As inscrições devem ser feitas por todos os interessados em participar do processo seletivo, sendo que mesmo aqueles que conseguiram a isenção na taxa de matrícula também devem se inscrever neste período, já que o benefício não garante inscrição automática no vestibular. A lista de estudantes contemplados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2026, que também valerá para a modalidade Enem-Unicamp 2026, foi divulgada no último dia 25, sendo que pode ser conferida no site da Unicamp ou da Comvest. Durante o período de inscrição, os beneficiados com a isenção da taxa devem utilizar o código de isento fornecido pela instituição. Neste ano, a taxa de inscrição do vestibular é de R$ 221, sendo que deve ser paga até 8 de setembro.

Podem participar do Vestibular 2026 candidatos que já concluíram o ensino médio, que estejam cursando a etapa com previsão de término até o fim de 2025 ou que possuam diploma de curso superior.

Durante a inscrição, o candidato deverá informar o número do próprio CPF e de um documento oficial com foto —que será exigido no dia da prova. Quem precisar alterar dados após enviar o formulário poderá preencher uma nova versão até 30 de agosto, sendo considerada válida apenas a última enviada.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher a cidade onde deseja realizar as provas. Essa escolha será válida tanto para a primeira quanto para a segunda fase do vestibular. A única exceção são os casos previstos em situações específicas, indicadas pela Comvest no Manual do Ingresso.

Candidatos que tenham estudado em escolas públicas brasileiras podem optar por participar do PAAIS (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social), que concede pontuação adicional às notas da primeira e da segunda fase do vestibular. A participação é opcional e deve ser indicada no momento da inscrição.

A bonificação varia conforme o histórico escolar: são 40 pontos para quem cursou todo o ensino médio em escola pública, 20 pontos para o ensino fundamental 2 e 60 pontos para quem estudou ambos os ciclos integralmente em instituições públicas. Não têm direito ao benefício candidatos que tenham estudado parte desses ciclos em escolas particulares, mesmo com bolsa, ou em unidades do Sistema S (como SESI e SENAI). A comprovação será exigida no momento da matrícula, por meio de histórico escolar completo.

Para o Vestibular 2026, estão sendo ofertadas 2.537 vagas distribuídas em 69 cursos superiores. Entre os cursos com maior número de vagas estão administração (180 vagas), o chamado curso 51 (física e matemática, com 155), engenharia mecânica (140) e medicina (110). A maioria das vagas será preenchida pelo vestibular tradicional, mas há também oportunidades via Enem, Provão Paulista, vestibular indígena e olimpíadas científicas

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 26 de outubro. A segunda fase será em dois dias consecutivos: 30 de novembro e 1º de dezembro. O envio de vídeos para a prova de habilidades específicas do curso de música será feito entre 15 e 30 de setembro. Já os testes presenciais de artes visuais, cênicas e dança ocorrerão entre 3 e 5 de dezembro.

A prova deste ano terá novidades. O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, informou que a segunda fase terá 18 questões, e não mais 20. Na época, o professor argumentou que o objetivo é deixar a prova menos exaustiva, considerando as exigências de leitura. Com a mudança, no segundo dia de provas da segunda fase, os candidatos terão que responder à seguinte quantidade de questões:

– Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: 5 questões de História, 5 de Geografia, 1 de Filosofia e 1 de Sociologia.

– Candidatos da área de Ciências da Natureza: 7 questões de Biologia, 5 de Química.

– Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: 5 questões de Física e 5 de Química.

As demais provas da segunda fase do Vestibular Unicamp não serão alteradas. Continuam sendo:prova de Redação, prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões e prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de Ciências da Natureza, no primeiro dia, enquanto que no segundo dia as provas comuns a todos os candidatos contam com prova de Matemática (seis questões para os cursos das áreas de Ciências), prova de Exatas/Tecnológicas (quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde; e quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes) e prova Interdisciplinar (duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas).