Cidades da região recebem 6° Jornada do Patrimônio, com valorização da cultura e história ferroviária

Cidades da região de Campinas vão receber a 6° edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, que tem como destaque a importância da malha ferroviária no desenvolvimento das cidades paulistas. Promovido pelo Governo de São Paulo, em parceria com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, a Jornada do Patrimônio chega a 40 cidades de todo o estado paulista, enquanto que na região ao menos quatro municípios recebem uma programação dentro do evento estadual.

O Jornada do Patrimônio busca reforçar a conexão entre memória e território por meio de ações voltadas à valorização do patrimônio ferroviário. “Durante quase um século, a malha ferroviária não apenas impulsionou a economia paulista, mas redesenhou o território, estruturou cidades e moldou hábitos sociais. Ao destacar esse legado na Jornada do Patrimônio, reconhecemos a ferrovia como um elemento essencial da nossa memória coletiva e como um agente transformador que deixou marcas profundas na paisagem urbana, na arquitetura e na dinâmica cultural do Estado de São Paulo”, afirmou Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

As atividades acontecem entre os dias 1 a 3 de agosto, sendo que Campinas, Hortolândia, Indaiatuba e Valinhos são os municípios da região que recebem a programação.

Em Campinas, a cidade recebeu o roteiro “Caminhos do Café”, que vai percorrer antigas estações e patrimônios ligados ao ciclo do café. Em Hortolândia, a programação conta com o “Trilhos e Tradições de Hortolândia”, uma exposição fotográfica com visita guiada que vai abordar a importância da ferrovia no desenvolvimento do município, com destaque para seu papel histórico, econômico e cultural. A exposição fica aberta ao público nos dias 1 e 2, sexta-feira e sábado, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Júnior. Já no domingo, 3, o Centro também recebe a “Jornada do Brincar: A Rua Conta a História da Sua Cidade”, com brincadeiras e atividades infantis mais populares entre crianças e jovens das décadas passadas, transformando-as em portas de entrada para o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural e histórico da cidade.

Em Indaiatuba, a programação inclui o “Projeto Guardiões do Patrimônio” nos dias 2 e 3, com visita guiada aos principais pontos históricos da cidade. O evento recebe também a “Jornada do Brincar: A Rua Conta a História da Sua Cidade”.

Por fim, em Valinhos, o Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto também recebe a “Jornada do Brincar: A Rua Conta a História da Sua Cidade”, no dia 2, além de uma visita guiada aos principais pontos turísticos do centro da cidade, que acontece no dia 9, sendo necessário inscrição prévia.