Valinhos inicia cadastro para gratuidade no transporte público para idosos de 60 a 64 anos e pessoas com deficiência

Valinhos deu início ao cadastro para gratuidade no transporte público a idosos com idade entre 60 a 64 anos. Desde quarta-feira, 16, a população que tem direito a gratuidade pode realizar o cadastro diretamente no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Para quem ainda não tem o cadastro e não utiliza o benefício da tarifa grátis, o período para cadastro vai até esta terça-feira, 22, das 8h30 às 16h, no Centro do Idoso.

Para idosos entre 60 a 64 anos que já utilizam o benefício, a Prefeitura reforçou que o recadastramento é obrigatório, sendo que a solicitação do novo cartão deve ser realizada entre 23 a 30 julho, também no Centro do Idoso, das 8h30 às 16h.

Além disso, pessoas com deficiência e acompanhantes também poderão se cadastrar pela primeira vez ou realizar o recadastramento. O período para quem já utiliza o benefício e deve, obrigatoriamente, solicitar a substituição do cartão acontece a partir do dia 23, no Terminal Rodoviário de Valinhos, das 4h às 23h. Já para pessoas com deficiência que ainda não têm o cadastro, a solicitação deve ser feita a partir desta segunda-feira, 21, sendo que o solicitante deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para iniciar o processo da concessão do benefício. A Prefeitura reforça que acompanhantes de pessoas com deficiência também têm direito à gratuidade, mas não precisa fazer o cadastro. Ao passar pela catraca, a pessoa com deficiência utiliza o próprio cartão para garantir a passagem do acompanhante. O benefício é limitado a apenas um acompanhante.

As regras para aposentados e pensionistas seguem as mesmas de antes, sendo que o público tem direito a 15 créditos para quem recebe até dois salários-mínimos por mês.

Em todos os casos, para realizar o cadastro, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência em Valinhos. O benefício é válido apenas para moradores do município.