Paulínia oficializa projeto para fortalecer combate ao AVC, infarto e doenças respiratórias

Paulínia oficializou um projeto que pretende ampliar e qualificar o atendimento à saúde, com foco no fortalecimento do combate ao AVC, infarto e doenças respiratórias. O projeto foi oficializado na última terça-feira, 24, e será realizado em parceria com a empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim.

Presente no município com um dos maiores complexos industriais da companhia no mundo, dedicado à saúde animal, a Boehringer reforçou seu compromisso com Paulínia ao investir também na saúde humana da população com um projeto focado em doenças que estão entre as principais causas de morte no Brasil: AVC, infarto e doenças respiratórias.

A iniciativa partiu dos índices de mortes, internações e impactos na saúde da população brasileira nos últimos anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, juntas, o AVC, infarto e doenças respiratórias foram responsáveis por cerca de 400 mil mortes no Brasil em 2022, além do alto índice de interação e impacto na qualidade de vida.

Neste sentido, o projeto em Paulínia, chamado de Saúde Integrada, vai reunir três iniciativas: Angels, AbraçAr e Sprint.

A primeira iniciativa é um programa internacional que promove capacitação no atendimento ao AVC, acelerando o diagnóstico e o tratamento para reduzir sequelas e salvar vidas. Por meio do programa Angels, mais de 750 mil pacientes já foram impactados, por meio de seus objetivos: agilizar internações e reduzir mortalidade e incapacidades.

Já o AbraçAr é um programa focado na prevenção e manejo das doenças respiratórias, com o objetivo de reduzir hospitalizações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Através da oferta de exames de espirometria, o AbraçAR visa ampliar o diagnóstico e diminuir internações, tendo já beneficiado 142 cidades brasileiras, realizado 60 mil exames e capacitado 4,5 mil profissionais.

Por fim, a última iniciativa atua na resposta rápida ao infarto, buscando diminuir o tempo entre os primeiros sintomas e a intervenção médica adequada. O Sprint tem como foco o diagnóstico precoce, análise de eletrocardiogramas e ações pré-hospitalares, com resultados expressivos, como a redução da mortalidade por infarto em 21% no Rio Grande do Norte e 13,3% em Brasília.

“Tenho plena convicção de que essa parceria vai fortalecer o trabalho dos nossos profissionais da saúde e refletir diretamente em um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado para os paulinenses”, declarou o prefeito Danilo Barros.

“Estamos contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e ágil na cidade, especialmente se tratando de doenças que estão entre as principais causas de morte e que exigem rapidez no atendimento para salvar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou Andrea Sambati, CEO da Boehringer Ingelheim no Brasil.

O projeto será implementado no Hospital Municipal de Paulínia e nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Além disso, uma equipe dedicada, composta por mais de 20 profissionais da empresa, será responsável pela capacitação contínua de técnicos de enfermagem, médicos da família, médicos generalistas, equipe multiprofissional que atua na Atenção Primária à Saúde, equipe do hospital e Agentes Comunitários de Saúde da rede municipal.