O DAEV SA recebeu na manhã desta segunda-feira (23) os novos motor e bomba que vão reforçar a operação da Estação de Captação de Água do Rio Atibaia, responsável pelo abastecimento da Estação de Tratamento de Água II (ETA II). Os equipamentos, que passaram por testes de desempenho na empresa fornecedora, já estão sendo preparados para a instalação, programada para começar nesta terça-feira (24). Eles custaram R$ 900 mil e foram adquiridos com recursos próprios da empresa pública.
Com os novos motor e bomba, o DAEV terá capacidade de operar três baias de bombeamento de forma simultânea para a ETA II, o que permitirá o envio de um volume maior de água durante período de maior demanda. A medida visa garantir o atendimento à nova outorga obtida para captação no Rio Atibaia, que autoriza o envio de até 400 litros por segundo nos meses de novembro a fevereiro. Nos demais meses (março a outubro), o limite continua sendo de 340 litros por segundo.
Até então, a operação da ETA II é realizada com duas bombas, dentro da capacidade autorizada para o período de estiagem. Agora, com a chegada dos novos equipamentos, o sistema poderá operar com maior flexibilidade e segurança, contando ainda com uma bomba reserva adicional, que está sendo adquirida.
De acordo com o diretor-presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, a modernização traz impactos positivos também no consumo de energia elétrica e na manutenção dos equipamentos. “Estamos instalando motores mais modernos e com eficiência energética superior, o que vai reduzir os custos operacionais e diminuir o risco de quebras. Isso representa mais segurança para o abastecimento da cidade”, afirma.
A compra dos novos equipamentos faz parte de um conjunto de investimentos realizados pela gestão do prefeito Franklin Duarte de Lima no DAEV, visando fortalecer o sistema de abastecimento, marcando um novo tempo para Valinhos no setor.




