Valinhos confirmou mais duas mortes por dengue nesta semana. Segundo a Prefeitura de Valinhos, as vítimas são uma mulher de 92 anos, moradora do bairro Reforma Agrária, e um homem de 85 anos, morador do Parque Santana. Ambas as mortes aconteceram em abril, dias 18 e 27, respectivamente, e foram confirmadas na última segunda-feira, 09, pela Prefeitura de Valinhos.
De acordo com informações, os laudos do Instituto Adolfo Lutz foram recebidos pela Secretaria de Saúde no dia 2 de junho. A Secretaria só comunica as mortes publicamente após avisar os familiares sobre a causa do óbito. Com estes casos, Valinhos chega a três mortes provocadas por dengue em 2025. A primeira morte do ano foi de um morador da Vila Papelão de 91 anos no dia 9 de abril. Os três casos foram contraídos no município.
Do início de janeiro ao dia 3 de junho, Valinhos confirmou 1.430 casos de dengue, o que representa uma redução de 72% em relação ao mesmo período de 2024 quando foram registradas 5.266 confirmações. A redução expressiva no número de casos de dengue em relação ao ano passado foi resultado de um esforço conjunto entre as ações realizadas pela Prefeitura (Operação Limpa Valinhos, nebulizações, vistorias casa a casa com controle larvário) e da população que colaborou com as medidas preventivas de combate ao mosquito.
Em relação à mortalidade, 18 perderam a vida infectadas pelo mosquito Aedes aegypti em 2024, sendo oito em abril, oito em maio, um em junho e um em agosto.
Mesmo nesta época do ano com pouca incidência de chuvas e um clima mais seco, a população deve manter os cuidados com a eliminação de recipientes que possam acumular água, possíveis criadouros do mosquito da dengue. Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos podem se proteger tomando a vacina contra a dengue que está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Valinhos.




