Hemocentro da Unicamp lança campanha de incentivo para doação de sangue

O Hemocentro da Unicamp lançou a campanha do Junho Vermelho, voltado à conscientização e incentivo a doação de sangue. Com o tema “Eu Me Cuido para Doar”, a campanha destaca a importância de manter a saúde em dia como parte fundamental da solidariedade.

Neste ano, a campanha começa neste domingo, 08, com a corrida solidária “Run For Life”, seguida de outras ações ao longo do mês, como mutirões para coleta de doações de sangue distribuídos em diversas cidades da região.

Nos últimos meses, o Hemocentro da Unicamp tem sofrido com o baixo estoque de bolsas de sangue de todos os tipos sanguíneos. De acordo com dados do banco de estoque de sangue do Hemocentro da Unicamp, apenas os tipos sanguíneos AB+ e B- estão com um estoque considerado estável, enquanto que O+, O-, A+, A-, AB- e B+ estão em nível considerado crítico. O Hemocentro ressalta que a baixa adesão de doações coloca em risco o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões.

Para atender à demanda semanal da rede pública, o Hemocentro precisa de 1.675 bolsas de sangue, o equivalente a 6.700 por mês.

A instituição é responsável pelo abastecimento de cerca de 88 municípios, com uma população de aproximadamente 7 milhões de habitantes. São distribuídos, em média, 600 hemocomponentes por dia, para mais de 60 agências transfusionais conveniadas.

As bolsas de sangue coletadas são essenciais em diversas situações, como cirurgias de emergência e eletivas, tratamento de pacientes com câncer, atendimento a vítimas de acidentes, para pacientes com doenças crônicas, como anemias e doenças do sangue, mulheres com complicações durante o parto, entre outras.

Para atender a demanda necessária e aumentar o estoque de sangue, o Hemocentro além de atender doadores interessados em suas sedes fixas: no Hemocentro da Unicamp, no Hospital Municipal Mário Gatti, em Campinas, ou nas unidades de Sumaré e Piracicaba, a instituição também conta com parcerias de outras Prefeituras e órgãos de cidades da região para atender a demanda, descentralizar a doação e alcançar mais doadores.

Neste mês, a programação da campanha de doação itinerante vai contar com ponto de coleta em Vinhedo, na Associação Rocinhense de Futebol, no dia 11, no Hospital Municipal “Antonio Orlando Navarro”, em Paulínia, no dia 12, em Itatiba no dia 14, no Rotary Club de Valinhos no dia 17 e em Hortolândia no dia 27. Todas as ações de coleta itinerante funcionam das 8h30 às 12h.

Além destes pontos de coleta, a campanha do Junho Vermelho prevê um dia em que a unidade do Hemocentro da Unicamp vai receber os doadores com uma mesa de frutas e pipoca, a fim de celebrar a importância da doação e ressaltar o gesto como um momento de alegria. A ação acontece no dia 14 de junho, dia em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.

O Hemocentro da Unicamp reforça que para doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável e pessoas a partir dos 61 anos só podem doar se a primeira doação foi feita antes desta idade. A instituição reforça ainda que é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e descansado, além de apresentar um documento oficial com foto.