Inscrições do Enem 2025 vão até sexta-feira, 06

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, sendo que os interessados devem se inscrever até o dia 6 de junho, sexta-feira, através da Página do Participante do INEP. O prazo também vale para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social.

O Ministério da Educação (MEC) reforçou que a aprovação da isenção da taxa no Enem 2025 e da justificativa de ausência na edição de 2024 não significa que a inscrição foi realizada de forma automática. Para se inscrever, é necessário acessar a Página do Participante. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la, por meio das orientações da própria plataforma. Todas as pessoas devem se inscrever no sistema para participar do exame.

Aos que não solicitaram ou não foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição, o valor é de R$ 85 e deve ser paga até 11 de junho. É possível pagá-la por boleto (gerado na Página do Participante); Pix; cartão de crédito; e débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.

De acordo com o calendário do Vestibular, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

O Enem 2025 volta a ser utilizado para certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial para estudantes maiores de 18 anos. Os participantes que desejam utilizar o exame para esses fins devem indicar essa pretensão ao se inscrever. Pessoas com esse perfil que também sejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) não serão cobradas pela inscrição.

Para obter o certificado de conclusão do ensino médio, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação, por meio do Enem.

Outra novidade da edição é a inscrição pré-preenchida para concluintes da rede pública. Nesses casos, o participante deve acessar a página oficial para confirmar a inscrição e optar pela prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) que deseja realizar. A página também não gerará boleto para o estudante concluinte da escola pública, ainda que o participante não tenha solicitado isenção.

Assim como no último ano, o governo prevê pagar uma parcela bônus de R$ 200 para os estudantes do último ano do ensino médio que realizarem os dois dias de prova do Enem 2025. O pagamento é feito por meio do programa Pé-de-Meia e será realizado após a conclusão do vestibular.