A vacina contra a gripe foi ampliada para o público geral nesta semana após recomendação do Ministério da Saúde. Desde terça-feira, 20, o imunizante está liberado para todas as pessoas acima de seis meses de idade em todos os municípios do país.
De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão foi tomada devido à baixa adesão da cobertura vacinal entre os grupos prioritários, que é de 26,5% entre o grupo de idosos, crianças e gestantes em todo o Brasil. A expectativa anual é de que o público alvo vacinado seja de 95% em todo o território brasileiro.
A baixa procura pela vacina tem sido a mesma situação em todos os municípios brasileiros. Em Valinhos, por exemplo, das 32.792 pessoas do grupo prioritário, apenas 11.153 foram vacinadas até a última semana, representando apenas 21,24% do público alvo.
Além disso, a vacinação tem sido ofertada devido ao período sazonal de doenças respiratórias, fazendo parte do Calendário Anual de Vacinação. Mesmo que a vacina tenha sido aberta para todo o público geral, o recomendado é que pessoas dos grupos prioritários procurem por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se vacinar, já que são mais vulneráveis a desenvolverem complicações ou virem a óbito em decorrência da gripe.
Em 2025, inclusive, a vacina da gripe para crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes e idosos maiores de 60 anos passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação. Para se vacinar, basta comparecer em uma UBS mais próxima, portando caderneta de vacinação, Cartão SUS e CPF.




