Valinhos incorporou o imóvel do antigo clube da ADC Rigesa ao patrimônio municipal e o espaço passa a ser oficialmente da população. A informação foi anunciada pela Prefeitura nesta semana depois da lei com autorização para a troca dos terrenos ter sido aprovada pela Câmara Municipal na terça-feira, 06, e ter sido sancionada pelo prefeito Franklin Duarte na quarta-feira, 07. A incorporação do espaço ao município foi viabilizado por meio de uma permuta de áreas, sem custo para o município.
Com essa medida, Valinhos recupera um local que faz parte da memória coletiva de milhares de famílias e que, a partir de agora, passa a integrar oficialmente os bens públicos do Município. “A Rigesa agora é nossa. É da população. É uma conquista enorme para Valinhos, tanto do ponto de vista histórico, quanto estratégico. Recuperamos um espaço emblemático que será devolvido à cidade com nova vida e novas possibilidades”, afirma o prefeito, Franklin Duarte de Lima.
Com estrutura ampla e completa, o clube conta com campo de futebol, quadra poliesportiva, piscina, além de áreas de recreação e convivência. De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer, o espaço será utilizado para a realização de escolinhas, campeonatos, treinamento, lazer, e também abrigará parte da estrutura administrativa da pasta.
“Estamos muito felizes em poder devolver este espaço tão simbólico para a cidade. O antigo clube da ADC Rigesa faz parte da história de Valinhos e, agora, será um local de encontros, esportes e alegria para as famílias”, destaca o prefeito. A reabertura do clube representa mais um passo no compromisso da administração municipal em investir em qualidade de vida, resgatar espaços públicos e fortalecer os laços comunitários.
Com a nova legislação, o Município permuta oito áreas institucionais localizadas nos bairros Santo Antônio (Campo do Inamps), Vale das Uvas, Bosque da Mata, Jardim Morumbi, Quinta do Pradinho, Vivenda das Cerejeiras, Fazenda Pinheiros e Portal do Anhanguera. Em troca, a Prefeitura receberá o imóvel do Clube da antiga ADC Rigesa, com área total de 13.969,06 m² e 3.212,39 m² de área construída.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, as áreas institucionais oferecidas na permuta foram cuidadosamente selecionadas com base em critérios de conveniência, adequação e localização, priorizando o interesse público. Avaliadas em R$ 37.479.248,36, essas áreas apresentam valores compatíveis com a área do antigo clube, estimada em R$ 38.212.773,27. A diferença de valor será renunciada em benefício da Fazenda Pública.
“Importante ressaltar que as áreas municipais envolvidas na permuta, embora legalmente pertencentes ao Município, não vinham sendo utilizadas para fins públicos e, ainda assim, geram custos constantes com manutenção, roçagem e limpeza. Em vez de representar um ativo, esses terrenos acabavam se tornando passivos para a Administração, exigindo recursos sem retorno efetivo para a população. Com a permuta, a Prefeitura transforma esses espaços ociosos em um bem de grande valor histórico e social para Valinhos, promovendo economia e ganho de qualidade de vida”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, André Barduchi.
De acordo com a Prefeitura, apesar de integrar o pacote de áreas permutadas, o campo do Inamps continuará sendo utilizado pela Prefeitura. A PRI Empreendimentos Imobiliários Ltda. concederá o comodato para a utilização da área, permitindo a continuidade das atividades esportivas no local até que a empresa faça uso do imóvel.
Após a sanção da lei, a Secretaria de Assuntos Jurídicos dará andamento aos processos burocráticos e contratuais para concretizar a permuta. Em seguida, o espaço passará por obras de melhoria como a pintura de muros, manutenção de piscinas, campo e ginásio, entre outros serviços. A expectativa é que o novo espaço seja inaugurado ainda no mês de maio.



