O primeiro trimestre de 2025 fechou com redução no número de homicídios, latrocínios, feminicídios e roubos de carros entre as cidades do interior de São Paulo. Os dados são um levantamento da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
De acordo com os dados, entre janeiro e março, o interior paulista registrou 380 homicídios dolosos, quando há intenção de matar. O número é 12% menor na comparação com o primeiro trimestre de 2024, quando aconteceram 432 homicídios, além de ser o segundo menor índice da história para o interior do estado.
Já entre os dados de latrocínios -roubo seguido de morte – o total foi de 16 casos de janeiro a março, quatro a menos no comparativo com o ano passado.
O dado confirma uma queda histórica para os latrocínios, que chegaram ao menor número dos últimos 25 anos — mesma quantidade registrada em 2019. Desde 2023, os roubos seguidos de morte têm caído gradativamente no interior paulista — passando de 24 crimes para 16, neste ano.
O número de feminicídios chegou a cair 29% se comparado ao mesmo período de 2024. O primeiro trimestre de 2025 chegou a registrar 34 casos de feminicídio, contra 48 no ano passado.
Os dados mostraram ainda que o número de denúncias por estupros aumentaram em todo o interior. No trimestre, foram 2.225 boletins de ocorrência, 8% a mais na comparação com o ano anterior.
Por fim, o registro de roubos de veículos teve uma queda histórica. Pela primeira vez, desde o início da série, em 2001, o interior do Estado de São Paulo registrou o menor número de roubos de veículos do trimestre. Foram 1.711 ocorrências, 4,7% a menos do que de janeiro a março do ano passado, quando aconteceram 1.796 crimes.
