Valinhos vai promover um evento em prol do debate ao atendimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o evento Autismo em um Novo Tempo: diálogos e reflexões. O encontro vai abordar temas relacionados à medicina, odontologia, esporte e educação inclusiva no atendimento às pessoas autistas. O evento acontece no dia 01 de abril, das 8h às 16h, na Câmara Municipal de Valinhos.
O objetivo do encontro é tratar o espectro autista de forma multidisciplinar com a participação do poder público não só de Valinhos, mas das outras cidades da região, profissionais da saúde, educação, esporte, universidades, entidades assistenciais, famílias de pessoas autistas e público em geral interessado no tema. Segundo a Secretaria de Saúde de Valinhos, mais de 600 pessoas que moram no município são diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na abertura dos trabalhos, a coordenadora de apoio odontológico da Prefeitura Municipal de Valinhos e organizadora do evento, Camila Ribeiro Mendes, apresentará o resultado de uma pesquisa sobre as dificuldades dos profissionais da atenção primária à saúde e como a falta de conhecimento interferiu na condução do atendimento às pessoas autistas. O estudo chama a atenção para nove questões importantes no relacionamento no dia a dia: sinais para diagnóstico precoce, comunicação não verbal, movimentos repetitivos, contato visual deficiente, linguagem objetiva no autismo, necessidade de previsibilidade nos atos clínicos, abordagem em crises, velocidade de processamento de informações e hipersensibilidade sensorial.
De acordo com a diretora do Departamento de Odontologia da Prefeitura Municipal de Valinhos e organizadora do evento, Nayene Leocádia Manzutti Eid, o conteúdo abordado busca conscientizar os profissionais sobre a necessidade de preparação para o atendimento de pessoas autistas. “Compreender as especificidades do autismo vai além da empatia e da cordialidade; trata-se de assegurar um atendimento verdadeiramente inclusivo e integral, seja no consultório médico, odontológico ou no ambiente escolar. Somente por meio de qualificação e preparo adequado é possível oferecer um acolhimento digno e eficaz”, destaca a organizadora.
Durante o dia, serão realizadas palestras, rodas de conversa, além da divulgação de iniciativas em funcionamento na cidade. Entre as palestras, a cirurgia dentista e pessoa com TEA, Jaqueline do Nascimento vai abordar a Odontologia e as questões relacionadas ao atendimento de pacientes com autismo, seguida da palestra A Medicina na abordagem integral do autismo, na Atenção Primária à Saúde, ministrada por Giuliano Dimarzio, médico de família e comunidade. Às 10h acontece a roda de conversa sobre autismo em adultos e o envelhecer no espectro, com Andréa Werner, mulher autista, jornalista, deputada Estadual por São Paulo, ativista pelos direitos de Pessoas com Deficiência, há mais de 10 anos, e mãe de um adolescente autista. Encerrando o período da manhã, às 11h, a psicopedagoga e escritora, Rosana Noronha apresenta a palestra Educação inclusiva: desafios e possibilidades.
No período da tarde, as 13h, acontece a palestra Características da comunicação no transtorno do espectro autista nível 1 de suporte: Importância do treino de habilidades sociais, com a psicóloga Gabriela Leão e a terapeuta ocupacional Maria Luiza Cardoso. Às 14h, Letícia Marin Hofstatter, psicóloga, pós graduada em neuropsicologia, fala sobre o papel da rede de apoio no autismo e no cuidado com os familiares de pessoas no espectro. Às 14h30 acontece o debate sobre comunicação alternativa e aumentativa no autismo nível 2 e 3 de suporte, Carolina Souza, Influencer e pessoa com TEA minimamente verbal. Por fim, às 15h, a equipe da academia Shaolin Valinhos Kung Fu, fala sobre o esporte no desenvolvimento da pessoa com autismo.
