A 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba já começou nesta sexta-feira, 17, com diferentes atrações e apresentações, sendo que segue pelos próximos finais de semana com atividades para todos os públicos. Além dos grandes shows com artistas reconhecidos nacionalmente, a festa também contará com shows de artistas regionais e locais, divididos em três espaços: o Palco em frente ao Pavilhão de Frutas, a Tenda do Rock e o Restaurante Italiano.
Nestes palcos, as apresentações tem acesso gratuito, garantindo a diversão dos visitantes ao longo do dia.
Para aqueles que passam pelo Pavilhão de Vendas e Exposição de Frutas, o palco em frente deve receber mais de 50 apresentações entre os dias de festa. Só neste final de semana o palco recebe no sábado, 18, as apresentações da Academia do Rock às 10h, Toninho Laz e Banda às 13h, Banda Noz às 15h, Samba da Tia Rê às 17h e DJ Ronaldo e DJ Fine às 20h. Já no domingo, 19, é a vez da Orquestra de Viola às 11h, Aline Pagnota e Isa Pagnota e Banda às 15h, Banda Putos Brothers às 16h30, Banda RockSauros às 18h e Grupo Incendeia às 19h30. Além disso, todos os domingo o palco vai receber o Leilão de Frutas, sempre às 13h. Neste ano, durante o feriado de São Sebastião, no dia 20, a festa também estará aberta para visita e receberá apresentações no palco em frente ao Pavilhão, com shows de Marcio & Tchelo às 12h, Banda Batukalia às 14h, Banda Lion Zion às 16h trazendo um tributo a Bob Marley e André Martinhão às 20h. O palco recebe na segunda também apresentação teatral infantil Divertidamente, às 18h.
Já no espaço da Tenda do Rock, como o próprio nome já diz, as apresentações serão voltadas para os diferentes estilos do rock. Ao todo são mais de 30 atrações entre os três finais de semana de festa.
No sábado, três bandas covers mostram ao público o melhor da interpretação do rock: ‘Anacrônicos Pitty Cover’ às 17h30, The Cranberries Cover Brasil às 19h, e encerrando as atrações da tenda, às 21h, se apresenta a banda ‘Blue Army Aerosmith Cover’.
E para encerrar o primeiro final de semana da festa, o espaço recebe no domingo, 19, as bandas ‘Atateon’ às 17h30, ‘Metal Invaders Helloween Tribute’ às 19h. Fechando a programação da noite se apresentará a banda ‘Here I Am Andre Matos Tribute’, às 21h.
Na segunda-feira (20), feriado municipal, a tenda recebe mais músicos. Às 13h se apresentam bandas autorais; às 19h30 sobe ao palco a ‘Banda RI56’; e na sequência, às 21h, para encerrar com chave de ouro a programação do primeiro final de semana da festa, a banda ‘Calango do Cerrado Raimundos Tributo’ sobe ao palco.
Como mais uma tradição na Festa do Figo, o Restaurante Italiano também vai receber atrações artísticas, totalizando mais de 30 bandas com diferentes repertórios e gêneros musicais para animar os visitantes do espaço. Na programação se apresentam neste sábado: Katia Vanessa Moura trio às 12h, Márcio Petito Duo às 15h, Toninho Laz Duo às 17h30 e Simone Silva Duo às 20h. Já no domingo a programação fica por conta de Jonas Francisco às 12h, André Martinhão às 15h, Duestesia às 17h30 e Beto Balanço às 20h. Na segunda-feira, as apresentações começam às 13h com Franzão, seguido de Leonardo MPB Duo Beat às 15h, Zé Viola e Joãozinho às 17h30 e Aline Pagnota Duo às 20h.
Para animar ainda mais o evento, a Festa do Figo deste ano recebe ainda as tradicionais atrações itinerantes, que incluem neste ano palhaços, grupos teatrais, os “sombras” e outros em diferentes horários.
As atrações itinerantes acontecem sempre aos domingos, sendo que a programação deve seguir a mesma entre os três domingos de festa. As apresentações incluem: a Família Italiana às 12h, Caveirinhas Chinchila e Chita às 14h, Palhaço Duílio também às 14h, Sombras (Cau) e os Palhaços João Bachega e Maria Clara às 18h.
Neste domingo, 19, entre 9h e 14h, a festa recebe ainda o Encontro de Carros Antigos, com mais de cem veículos nacionais e importados estacionados em frente ao Palco 2. “Os veículos são sempre com, no mínimo, 30 anos e em bom estado de conservação”, adiantou a Comissão Organizadora deste evento. Segundo a comissão, é esperado um grande público já que este tipo de carro atrai muito, entre eles os clássicos Aero Willys, Dkws, Kombis, Fuscas, modelos Ford entre outros. “A exposição reúne todos os que gostam de automóveis antigos, os admiram ou têm curiosidade de ver ou conhecer alguns deles mais de perto”, enumera a comissão, lembrando que é muito comum as fotos e filmagens como lembrança dos carros e da festividade.
Organização
Vale lembrar ainda que nos dias em que a festa acontece, os motoristas precisam ficar atentos ao trânsito. A partir das próximas sextas-feiras, dias 24 e 31, as ruas e avenidas ao redor do Parque Monsenhor Bruno Nardini começam a ser fechadas para estacionamento de veículos que vão para a Festa do Figo. Os interessados em acessar alguma das vias bloqueadas deverão buscar novas vias de acesso, sendo que ao longo do período de festa, agentes de trânsito estarão ajudando e orientando os motoristas para melhor fluxo nos próximos dias. Aos interessados, os estacionamentos oficiais da festa têm um valor de R$ 30, com seguro contra roubo e furto.
Apesar da festa acontecer oficialmente entre sexta a domingo por três finais de semana, o Parque Monsenhor Bruno Nardini abrirá a partir de quinta-feira, com opções gastronômicas e o Pavilhão de Vendas e Exposição de Frutas abertos para os visitantes. O horário de funcionamento da festa acontece às quintas e sextas-feiras, das 18h às 24h; aos sábados, domingos e no feriado municipal do dia 20 de janeiro, das 10h às 24h.
