
Valinhos está recebendo alguns serviços de manutenção e de melhorias ao longo da semana. Só nesta semana a cidade recebeu obras de tapa-buracos, de zeladoria, de manutenção, reparação e de distribuição de água em diversos pontos da cidade.
Nos serviços da operação tapa-buracos, algumas das vias da cidade que apresentam maior necessidade do serviço de recapeamento estão sendo realizadas de acordo com a demanda. Só na última sexta-feira, 10, um trecho da Rua Domingos Tordin, no Jardim Monte Verde, que estava com um grande buraco desde o ano passado e não tinha passado pela Operação Tapa Buracos recebeu os reparos no pavimento. A via é uma importante ligação entre a região do Bom Retiro e vários outros bairros, como Vila Santana e Jardim Pinheiros. De acordo com a Secretaria de Obras, as equipes de manutenção das vias públicas estão percorrendo os pontos da cidade onde os buracos oferecem maior risco de acidentes.
“Por determinação do prefeito Franklin, as equipes de manutenção da Prefeitura estão percorrendo neste primeiro momento as vias com maior necessidade de receberem a operação tapa-buracos. Alguns desses locais não tinham recebido anteriormente nenhuma manutenção e a situação se agravou ainda mais após as fortes chuvas do final do ano”, explicou o secretário Alexandre Emerson de Oliveira.
Já o DAEV informou que em outro ponto da via, onde o asfalto está em parte comprometido em razão do rompimento anteriormente de uma adutora, será feito um reparo para alinhar o pavimento que encontra-se irregular. “Já estamos trabalhando para dar andamento a troca da adutora neste ponto, por um material mais resistente, a fim de evitar novos rompimentos, além de avarias no asfalto”, destaca o presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto.
Em relação a serviços que incluem rede de esgoto e de água, nesta semana a região do Macuco e do São Cristóvão receberam os trabalhos. No bairro do Macuco, a rua Clark recebeu a manutenção da rede de água pluvial em um trecho que havia vazamento. De acordo com o Secretário Alexandre Emerson de Oliveira, o conserto emergencial do anel da tubulação foi necessário em razão do vazamento ter comprometido parte do pavimento da via que tem grande circulação de veículos e é um dos principais acessos à região rural do Macuco, Capivari e Reforma Agrária. O pavimento danificado também passou por recuperação.
No bairro São Cristóvão, os serviços estão sendo executados pelo DAEV, com obras de substituição da rede de distribuição de água tratada. Nesta semana, a equipe responsável atuou no cruzamento da Rua Serra Negra com a Rua Lindóia. A substituição das redes tem como meta combater as perdas de água tratada com uma população atendida: de cerca de 2,3 mil pessoas. O bairro São Cristóvão foi escolhido para receber o projeto por apresentar muitas manutenções. As redes que estão hoje implantadas na região do São Cristóvão foram dimensionadas na década de 1960. A obra conta com a troca de 2.872 metros de redes de fibrocimento por polietileno de alta densidade (PEAD) DN 63 mm, pontos de descargas e ventosas e setorização de rede. A substituição da rede de distribuição foi executada por meio do Método Não Destrutivo (MND), que tem a execução a partir de uma pequena abertura no solo, em determinado ponto da via. “Essa metodologia de trabalho é considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de grandes escavações”, destaca Ricardo Gardin, engenheiro do DAEV e atual Diretor de Engenharia. De acordo com a Prefeitura, os serviços devem ser finalizados até o mês de junho. Entre as próximas etapas estão interligações entre as redes novas e as existentes, limpeza e desinfecção das redes novas, testes de estanqueidade, além de ligações de ramal predial existentes.
Nesta semana, a região central da cidade também voltou a receber serviços de pavimentação. As avenidas dos Imigrantes e Esportes começaram a receber a implantação de pavimento rígido, composto por uma espessa camada de materiais em substituição ao pavimento anterior que apresentava problemas constantes de buracos e deformações.
Por serem vias que recebem o tráfego de veículos pesados, como ônibus e caminhões, os serviços são realizados com materiais mais resistentes. A estrutura compreende uma profundidade de aproximadamente 70 centímetros composta de rachão, brita graduada, concreto magro, tela de armação e por fim o concreto escovado e está sendo aplicada em somente uma das faixas de rolamento que são corredores do tráfego de veículos pesados.
Na Avenida dos Imigrantes, o trecho atendido é entre a Avenida Sete de Setembro e o cruzamento com a Rua Antônio Carlos e a via será atendida nos dois sentidos. Já na Avenida dos Esportes, a nova fase da obra corresponde ao trecho entre a Rua Antônio Carlos e Avenida Onze de Agosto, sendo que nesta semana os serviços estavam localizados nas proximidades da saída do terminal Rodoviário.
Por fim, a cidade também passou por serviços emergentes. Com a chuva que atingiu a cidade na quinta-feira, 16, um muro de aproximadamente 50 metros de uma propriedade particular na Rua João Bissoto Filho, no bairro Ortizes, desabou e a Prefeitura, a Defesa Civil e algumas secretarias precisaram se mobilizar para atender a ocorrência e liberar a via. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Eduardo Mathias, informou que o muro era uma construção antiga e que o ocorrido não deixou vítimas, nem prejuízos na parte interna do imóvel.