Fernanda Torres é premiada no Globo de Ouro na categoria de melhor atriz

A atriz Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático neste domingo, 05, e fez história no cinema brasileiro. Depois de 25 anos que o Brasil conquistou um Globo de Ouro, o cinema brasileiro voltou a ser destaque mundial com a atuação de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”.
Concorrendo com outras atrizes como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Kate Winslet e Pamela Anderson, a atriz brasileira não acreditava muito que poderia ser premiada, mas já falava na importância de ter sido nomeada e concorrer ao prêmio. Quando Viola Davis citou o nome de Fernanda Torres como vencedora, a atriz se surpreendeu e improvisou seu discurso, agradecendo ao diretor do filme Walter Salles, sua família, seu marido e a seu companheiro de atuação no filme, Selton Mello. O destaque do discurso ficou mesmo para a dedicação do prêmio que Fernanda Torres ganhou. A atriz dedicou a premiação à sua mãe, Fernanda Montenegro, também indicada ao Globo de Ouro há 25 anos, por “Central do Brasil”.

Essa é a primeira vitória do Brasil no Globo de Ouro desde 1999, quando o longa também dirigido por Salles venceu como Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. “Isso é prova de que a arte permanece na vida das pessoas mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu”, disse Fernanda Torres, citando sua personagem, que buscou a verdade sobre o desaparecimento e a morte do marido Rubens (Selton Mello) durante a ditadura militar no Brasil.

O filme “Ainda Estou Aqui” também foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua não Inglesa, mas acabou perdendo para o filme Emilia Pérez.

A produção brasileira pode ser indicada ainda ao Oscar de Melhor Filme Internacional, Fernanda Torres também pode ser indicada como melhor atriz e a adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva ainda tem chance de concorrer como melhor roteiro adaptado.

Kevin Mazur/Getty Images