SP lança guia “Rota do Futebol SP”, com atrações turísticas e esportivas

O Governo do Estado de São Paulo lançou o guia Rota do Futebol SP, um documento que estabelece pontos esportivos, como estádios e museus, como pontos de turismo e atrai milhares de visitantes. Pensando em como o estado paulista respira esporte e turismo, o guia foi criado pensando em unir as duas áreas e apontar os principais pontos turísticos de futebol em todo o estado.

O material é resultado de uma colaboração entre clubes de futebol e prefeituras paulistas e inclui a visita a museus, como o Pelé, em Santos; e as famosas visitas guiadas por 11 estádios paulistas, com atrações como salas de troféus, vestiários e gramado.

“O futebol é um atrativo genuíno de São Paulo, intimamente ligado à cultura do nosso estado. Além disso, proporciona experiências que conquistam e encantam o visitante, gerando empregos e ativando serviços locais”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo.

O guia apresenta pontos turísticos tanto na capital paulista, quanto em cidades do litoral e do interior. O material coloca estádios como o Pacaembu, Morumbis, Neo Química Arena, Allianz Parque,  Estádio do Canindé e Estádio da Rua Javari (Estádio Conde Rodolfo Crespi) como pontos turísticos da capital, podendo oferecer diversos tours por museus, salas de troféu e até pelo gramado. No litoral, o guia coloca a Vila Belmiro, em Santos, como ponto turístico, sendo que dentro do estádio, há salas de memorial das conquistas e salas de homenagem e memória ao jogador Pelé.

Já no interior, o guia inclui o Memorial Mauro Silva, em Monte Alegre do Sul, Arena Nicnet ou Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, Nabi Abi Chedid – Arena Red Bull, em Bragança Paulista, e o Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara.

“Este guia é um convite para que todos explorem a história do futebol em São Paulo e se encantem com suas belezas e singularidades. Em cada capítulo, há histórias, ícones e eventos que representam superações e conquistas, além do espírito de união e alegria que o futebol sempre proporcionou ao nosso povo”, diz a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis.

A ideia do projeto é aproveitar todos os chamarizes futebolísticos do estado para estimular o turismo esportivo na região. No itinerário que passa por estádios e sedes de clubes históricos, do litoral e interior, é possível conhecer diferentes tradições locais e esportivas. Cada canto do estado oferece uma perspectiva única do futebol e da cidade.