APAE Valinhos promove 1° Mostra Multicultural, encerrando ações do Setembro Verde neste ano

‌As ações em prol da campanha do Setembro Verde seguem acontecendo na APAE (Associação de Pais e Amigos Dos Excepcionais) de Valinhos. Para o mês que chama a atenção para conscientização e inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a APAE Valinhos promoverá a 1° Mostra Multicultural no dia 28 de setembro, próximo sábado, das 09h às 15h, na sede da instituição.

Durante o evento, serão diversos espaços temáticos, preparados para receber os convidados, que vão poder circular pelo espaço da APAE, ver os trabalhos que os alunos e assistidos prepararam e ainda aproveitar o dia com outras atrações. O espaço terá brinquedos infláveis para crianças, bazar, palestra sobre orientação profissional, prêmios e espaço com food truck.

Os alunos da Escola Maria Antonia Celani e do AEE (Atendimento Educacional Especializado), juntamente com assistidos do CCP (Centro de Convivência Padre Leopoldo) estão preparando os painéis que serão expostos durante a Mostra Multicultural, que espera receber a população.

Nivaldo Donizetti Miguel presidente da APAE reforçou o convite para que toda a população participe do evento. “Venha passar um dia divertido e agradável conosco, conhecer um pouco do trabalho que é realizado na entidade e ainda colaborar com a manutenção das nossas atividades”.

Partindo de uma iniciativa que surgiu em Valinhos, por meio do Dr. Ruy Meirelles, o Setembro Verde foi instituído oficialmente em 2015 no país. A data faz alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, coincidindo com o Dia da Árvore que traz a cor verde, representando a esperança de dias melhores. Como uma das campanhas oficiais no país, o Setembro Verde luta pela inclusão social da pessoa com deficiência. Para isso, ao longo do mês, APAEs de todo o país realizam diversas ações que buscam trazer mais visibilidade ao tema e as pessoas com deficiência.

Na APAE Valinhos, por exemplo, além da 1° Mostra Multicultural, a instituição desfilou no 7 de Setembro, realizou palestras e rodas de conversa com os assistidos com principal foco na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.