Mortes de pedestres no 1° semetre de 2024 é o maior dos últimos 5 anos em SP

‌O trânsito no estado de São Paulo foi mais letal para pedestres no primeiro semestre de 2024 dos últimos cinco anos. De acordo com dados do Infosiga, portal de dados viários do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), só nos primeiros seis meses deste ano foram registradas 700 mortes. Os dados apresentam um crescimento de 19,7% nas mortes por atropelamento entre 2023 e 2024. Em relação aos últimos cinco anos, no mesmo período de 2023 foram 585 mortes. Em 2019 e 2022 foram 678 óbitos.

Com os dados e o aumento significativo, o governo de São Paulo lançou uma campanha educativa que busca diminuir os óbitos de pedestres no trânsito. Com o tema “Sinal de respeito”, a campanha propõe ações em todo o estado com peças em TV, mídia digital, impressa e externa frases como “Toda faixa de pedestre é um sinal de respeito”. A ação vai de encontro com o Dia Internacional do Pedestre, celebrado no dia 08.

O governo estadual promoveu o Dia D do Pedestre, com ações em pontos estratégicos e com maior número de óbitos de pedestres no estado. Na região de Campinas, a Rodovia Miguel Melhado Campos, no km 89, recebeu a ação. “O DER saúda a iniciativa em prol da educação no trânsito e do respeito aos pedestres, em sintonia com a nossa atuação. Na gestão dos 13 mil quilômetros de malha rodoviária do departamento, o principal objetivo da atual gestão é salvar vidas e reduzir o número de acidentes nas estradas”, diz Sergio Codelo, superintendente do DER.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a prioridade na via é de quem transita a pé, apesar de nem sempre ser respeitado. Neste sentido, a campanha terá foco tanto nos motoristas, quanto com os pedestres. Com os motoristas, as ações buscam lembrar a responsabilidade na via pública, enquanto que aos pedestres será chamado a atenção para os cuidados ao atravessar a rua: respeitar a faixa, caminhar sem distração e, caso não haja faixa delimitada, fazer contato visual e erguer a mão para o condutor, pedindo que pare.

Enquanto que os dados estaduais apresentam aumento nos casos, Campinas vai contra as estatísticas estaduais. De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o total de mortes de pedestres no trânsito campineiro apresentou queda de 31% nos primeiros cinco meses de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. O Boletim Informativo de Óbitos no Trânsito registrou nove óbitos registrados neste ano, contra 13 no ano passado.

O total de mortes registrado nas vias urbanas, no entanto, traz um alerta: 35 vidas perdidas entre janeiro e maio e um aumento de 6% em relação ao ano anterior, quando 33 pessoas morreram. Somente no mês de maio, foram computadas 13 mortes na malha urbana de Campinas.

A velocidade foi a principal causa das mortes. Do total de 10 casos registrados em vias urbanas, que tiveram o fator de risco analisado, 30% envolviam velocidade excessiva ou inadequada. O consumo de álcool aparece na sequência, com 20%.