
A Guarda Civil Municipal de Valinhos segue especializando a fim de trazer melhorias para a segurança da cidade. Durante a semana, a corporação participou de duas ações: uma capacitação e um encontro nacional de agentes. Durante a capacitação, voltada para mulheres, quatro agentes da GCM de Valinhos participaram de um treinamento que abordou técnicas operacionais em diferentes frentes de policiamento feminino. No curso as guardas foram capacitadas nas matérias de Ordem Unida, APH Tático, Primeiros Socorros, Abordagem Policial, Conduta de Patrulha, Solução de Panes e ainda participaram de uma simulação do Confronto Force On Force.
Na mesma semana, a GCM de Valinhos foi representada durante o 2° Encontro Nacional do Programa Guardiã Maria da Penha, que aconteceu em Vinhedo. O encontro abriu o primeiro dia do IX Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, com foco no combate à violência doméstica.
No encontro foram realizadas palestras e debates sobre o tema combate da violência contra a mulher, com a participação de psicólogos, agentes da assistência social, conselhos da mulher, advogados, promotores de justiça e palestrantes do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
O 1º Encontro Nacional do Programa Guardiã Maria da Penha nasceu em Valinhos em outubro do ano passado. A iniciativa motivou outros municípios a realizarem as próximas edições, começando por Vinhedo que sediou esse 2º encontro, com o apoio das cidades de Valinhos, Serrana e Curitiba.
Com duração de três dias, o Congresso também abordou outros assuntos, como a gestão de convênios de segurança nas esferas estadual e federal, a diversidade racial e de gênero, planos municipais de segurança, plano de carreira e aposentadoria e a integração entre segurança pública e escola.

