Valinhos é reconhecida com Certificado VerdeAzul e sobe em ranking estadual

Valinhos recebeu o Certificado Município VerdeAzul – Ciclo 2022/2023, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, além de ter disparado no ranking estadual, saindo da 192° posição e indo para o 30° lugar em um ano. O certificado foi entregue durante a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na última terça-feira, 19, ao secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi, e ao diretor de Meio Ambiente, Benedito Aparecido de Camargo, que representaram a prefeita Capitã Lucimara na cerimônia.

Entre as 412 cidades que disputaram o certificado, cerca de 60% dos municípios paulistas, somente 280 alcançaram os critérios estabelecidos. “Avançamos mais de 160 posições num ranking oficial, que é o selo de Município Verde Azul. Um dos motivos dessa conquista é a implantação do nosso Viveiro Escola, além da ampliação da arborização de Valinhos, como o reflorestamento do CLT. Mostramos que o progresso é possível com respeito e valorização do meio ambiente”, enfatiza a prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

O projeto de idealização do Viveiro Escola, é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, sendo que o espaço foi inaugurado em novembro, na área do antigo estande de tiros da Guarda Civil Municipal (GCM), na Rodovia Dom Pedro. “O espaço é destinado às ações de educação ambiental e tem capacidade para 20 mil mudas nativas e mil frutíferas”, pontua Bassi.
A infraestrutura inclui estufas com sistema de irrigação, relógio do sol, labirinto, e jardins sensorial e olfativo, ambos formados por plantas. Um playground construído com material sustentável também faz parte do local.
O programa Município VerdeAzul busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em diretivas: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.