Uma pesquisa apontou que mais de 80% dos brasileiros pretendem ter um limite máximo de R$ 250 nos gastos com o Dia das Crianças deste ano. Neste valor, os gastos podem ser com brinquedos, passeios, presentes e guloseimas. A pesquisa foi realizada pela Hibou, empresa de pesquisa sobre consumo, que apontou que esse valor limite nos gastos está relacionado à economia nos gastos com a data comemorativa para 52% dos brasileiros.
Além disso, a pesquisa apontou que 17% acreditam que mesmo com o aperto financeiro devem manter a tradição, enquanto que 22% dizem que nada mudará em relação aos gastos dos anos anteriores.
No ranking geral dos presentes, os brinquedos continuam a liderar as compras, com 38% da intenção de gastos. Jogos educativos, com 29%, e passeios como parques e exposições, com 28%, ocupam o segundo e terceiro lugar respectivamente. As atividades de entretenimento em família ganharam destaque este ano: 57% dos brasileiros planejam um passeio ao shopping.
Pensando nos gastos com presentes, o Procon Campinas também realizou uma pesquisa de preços de brinquedos para o Dia das Crianças. A maior variação foi da Bola Vinil Mundo Bita, que chega a custar 215,75% a mais entre lojas diferentes. Em 2º lugar está o Maral Spider – Quadriciclo, Multicolor: com variação de 153,97%. O 3º lugar é do “Smartphone Infantil – Fazendinha – Mundo Bita”, que ensina sobre animais, com variação de 150,46%. Em 4º, está o Trator Combo Retroescavadeira Cardoso Toys, variando 131,46%, e em 5º está o Brinquedo Educativo Jogo Matemática Aprendendo Divisão e Multiplicação, com diferença de 125,09%.
Os cinco brinquedos com os menores preços encontrados são: Brinquedo Educativo Jogo Matemática Aprendendo Divisão e Multiplicação, seguido pelo Kendy Cubo Baby Educativo Com Blocos Colorido. Em 3º lugar está o Brinquedo Pedagógico Educativo Jogo da Memória. Em 4º, o Futebol de Botão e, por fim, o 5º produto listado é o Jogo de Boliche Cardoso.
Neste ano, a pesquisa do Procon Campinas, realizada por meio do Departamento de Proteção ao Consumidor, priorizou produtos que incentivam a criatividade das crianças, a realização de atividades em grupo e ao ar livre. A iniciativa alinha-se ao Plano Primeira Infância Campineira (PIC), que incentiva o brincar e o resgate de brincadeiras antigas. Segundo a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, a ideia de fazer uma pesquisa focada em brinquedos educativos faz parte de uma proposta que tem relação com o Comitê do PIC, do qual o Departamento é integrante. “Focamos em brinquedos que promovem a interação social, como os jogos coletivos e também aqueles mais voltados ao movimento, ao esporte”, afirmou Yara.
Na pesquisa on-line foram coletados os preços de 81 produtos. Entre os itens estão, por exemplo, bicicletas, massa de modelar, skate, quebra-cabeça, jogos de tabuleiro, entre outros.
Além da pesquisa, o Procon Campinas também produziu duas cartilhas de orientação aos consumidores por conta do Dia das Crianças. Uma delas orienta sobre boas práticas de compras e outra, feita junto com o PIC, sobre a importância de conversar com os pequenos sobre consumo, necessidade de compra e economia doméstica. Voltado a pensar e planejar a cidade para as crianças de zero a seis anos de idade para os próximos anos, o PIC tem entre seus eixos o ensino sobre consumo consciente às crianças.
“Temos sempre trabalhado em nossas ações a importância de combater o consumo excessivo. Também é importante que façamos uma reflexão sobre quais os tipos de brinquedos estamos oferecendo para as crianças, o que eles incentivam e promovem. Nesta pesquisa, o Procon trouxe opções de brinquedos que proporcionam a possibilidade de brincar em conjunto, de pensar, de se desenvolver. E, ao mesmo tempo que incentivamos o resgate desse brincar coletivo, também orientamos para o cuidado com as ‘telas’, para que as crianças possam ser mais monitoradas e cuidadas quando acessam celulares e outros eletrônicos”, afirmou o coordenador geral do PIC, Thiago Ferrari.
